O metro nas grandes capitais Brasileiras

Olhe bem para as seguintes imagens:

A situação dos metrôs nas principais capitais brasileiras é tão ruim que chega a ser cômico. O que será que aconteceu?

Em São Paulo, no ano de 2012, o fluxo de passageiros do trem metropolitano aumentou em quase 2% mas mesmo assim o investimento no mesmo teve uma retração de 20,4%, passando de 236 milhões para 188 milhões de reais. Parece pouco, para um sistema que transporta em média 3,7 milhões de passageiros todos os dias.

A grande questão é que o preço pago pela tarifa da passagem, é um dos maiores do mundo, e todo esse investimento, além dos impostos, tem um retorno abaixo do esperado. Confira só as tarifas dos sistemas de trens de todo o mundo:

Mesmo a China, que tem uma população incrivelmente grande, investe mais em infraestrutura que o governo brasileiro. Como podemos observar, a cidade de Xangai já possui o maior metrô do mundo em extensão de km, superando até mesmo a megalópole Nova Iorque:

Nas outras capitais, a situação parece ser ainda mais grave. Se em São Paulo os 74,3km de linhas já são insuficientes, a população de outros estados importantes da república se sentem ainda mais negligenciados:

O metrô no Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer. É um investimento em longo prazo, que deve ser priorizado pelos governantes que estão ou que ainda vão tomar o poder. Agora, o que nos resta é torcer por uma mudança no investimento do transporte público e votar nas pessoas certas para que essas transformações sejam concretizadas. O que você acha? Qual a melhor solução?

Até a próxima!

Fontes:

Notícias Uol

Rede Brasil Atual

Estadão

Terra

Metrô São Paulo

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