Bicicletas: possível solução?

Para quem vive na cidade grande, a questão do transporte público é uma constante. Ônibus, metrô, trem, carro, moto, bicicleta, patins, mula são variáveis a serem consideradas para benefício geral da nação.

No Brasil, que sofre gravemente com esses problemas, principalmente nas grandes cidades, muito se discute sobre as melhores formas de sanar esse déficit de transportes. A bicicleta vem ganhando espaço nos últimos anos, com o aumento de ciclovias, ciclofaixas e espaços exclusivos para o transporte sobre duas rodas.

Uma pesquisa feita pelo portal Ibope mostra que aproximadamente 75% dos brasileiros considera a bicicleta como opção ideal para o meio de transporte diário. Exemplo como as cidades de Amsterdam, Berlim, Paris e Xangai onde a bicicleta já é um dos principais meios de locomoção animam e entusiasmam os moradores do Brasil. Oito em cada dez participantes estariam dispostos a trocar seus carros pelas bicicletas se houvesse infraestrutura que suportasse essa troca. Uma curiosidade: quanto menor a renda, maior a incidência para de pessoas dispostas a trocar os meios tradicionais pela bike. Chega a 84% a adesão nas classes C e D.

Dentre os usuários assíduos de carro, necessidade e agilidade foram apontados como os principais benefícios do transporte individual. 9,4% dos entrevistados consideraram a deficiência do transporte público como motivo para usar carros.

Num país de 51,8 milhões de bicicletas, 1 para cada 4 habitantes, nota-se que o investimento para esse tipo de transporte ainda é subestimado. Como você se sente em relação ao uso de bicicletas como meio de transporte?

Os candidatos à prefeitura de São Paulo prometem grandes investimentos para as bicicletas, prometendo até 300 pontos de empréstimos de bicicleta até 2014. Você considera a questão das bicicletas um fator influente na sua decisão de voto?

Sendo solução ou não para o transporte nas grandes cidades, com certeza o investimento na infraestrutura para as bikes fica aquém do desejado. Resta a nós, cidadãos, refletir e lutar por nossos direitos para melhorar as cidades. Até a próxima!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s