Calçadas: o caminho certo

Você já reparou nas calçadas da sua cidade? Elas são bem cuidadas?

As calçadas são fundamentais para o bom funcionamento da locomoção das pessoas de uma cidade. Afinal, caminhar é o mais antiga maneira de se mover de um ponto A para o ponto B. Porém, isso não se reflete na infraestrutura das cidades. Enormes e largas ruas tomam conta da paisagem urbana, enquanto as calçadas, cheias de buracos, são menosprezadas e só ganham uma reforma em último caso.

A cidade de São Paulo começa a demonstrar alguma evolução em relação às calçadas. No ano de 2005, o ex-prefeito José Serra regulamentou a padronização das calçadas com pisos específicos, largura, inclinação e acessibilidade. As calçadas sempre foram responsabilidade dos proprietários do terreno em que ela está localizada, porém a partir de 2012 as más condições das mesmas passaram a ser punidas com multa, levando a uma reflexão sobre os seguintes pontos:

Multa – R$300,00 em multa para os donos de calçadas esburacadas que não as reparam conforme a lei.

Acessibilidade – Rampas para a travessia de deficientes devem estar em frente a faixa de pedestres para facilitar o uso.

Árvores – As árvores não podem ser plantadas por moradores sem autorização prévia da prefeitura. O espaço para o plantio delas é de 60cm x 60cm e não podem ser cimentadas.

Medidas – As medidas do novo padrão de calçadas são:

Esse vídeo fala um pouquinho mais e reúne algumas opiniões sobre a nova lei:

Como você cuida de sua calçada? Você respeita as medidas de padronização? O direito de uma caminhada livre e segura é dever dos cidadãos e dos estados. Para denunciar calçadas esburacadas e mal cuidadas, o serviço do número 156 em São Paulo está disponível, e há um manual da “boa calçada” para você consultar e contribuir com a cidade: http://bit.ly/Pr2m3k.

Até a próxima!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s