Como foi o Dia Mundial Sem Carro na maior cidade do país

Dia 22 de setembro foi o Dia Mundial sem Carro, uma data comemorada no mundo todo incentivando a reflexão sobre o uso de automóveis e seus impactos nas grandes cidades. Curiosamente,  em São Paulo, no dia anterior houve o segundo pior congestionamento do ano, alcançando os 254km de lentidão.

Muitos acidentes e três mortes foram registradas no último sábado, afetando inclusive a circulação de trens na Linha Coral da CPTM por 3 horas. Mas nem tudo foi negativo. As ciclofaixas, que funcionam excepcionalmente de domingo foram liberadas, funcionando das 07h às 16h. A SPTrans acrescentou 110 ônibus à frota para colaborar com o funcionamento da cidade e muitos outros eventos aconteceram.

Ciclofaixa da Avenida Paulista

É o caso da Praia na Paulista, que aconteceu das 8h às 18h na Praça do Ciclista nas proximidades da Avenida Paulista.  Música, passeios ciclísticos, gincanas, conversas, exposições, oficinas e muitas outras atrações atraíram mais de mil pessoas que puderam aproveitar o sábado de uma maneira não convencional.

O evento Praia na Paulista

Houve também manifestações que pediam maior atenção às questões de transporte público, pauta que vem tomando força nos últimos tempos principalmente em épocas de eleições. Por outro lado, para celebrar e aproveitar a oportunidade, um grupo de cavaleiros de São Bernardo do Campo desfilou pela Av. Paulista montados sobre seus animais.

Cavalete de manifestação em prol do Dia Mundial Sem Carro

Cavaleiros de São Bernardo passam em frente ao MASP, um dos cartões postais da cidade de São Paulo

No final das contas, o saldo do Dia Mundial sem Carro foi positivo, pela data e pela reflexão que ela remete. Porém, muitas reclamações foram feitas a respeito da divulgação do evento, que ficou bem aquém do desejado. E você, como aproveitou o Dia Mundial? Você sentiu ou fez diferença de alguma maneira?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s