Biodiesel – o combustível do futuro

O biodiesel é tido como a grande promessa entre os combustíveis renováveis para o futuro. Apesar de ainda em fase de desenvolvimento, as pesquisas sobre esta forma de energia para máquinas e automóveis vem causando grande euforia entre os estudiosos e investidores de combustíveis.

Mas afinal, o que é o biodiesel?

O biodiesel é um combustível renovável, desenvolvido a partir de matérias-primas vegetais como a soja, girassol, mamona, dendê, algas, entre outros. A partir do óleo retirado desses vegetais, combina-se com etanol ou metanol resultando num combustível orgânico, renovável e limpo. O Brasil é um dos países mais desenvolvidos no usa do biodiesel, com a tecnologia sendo desenvolvida por grandes empresas inclusive com alguns veículos já o utilizando.

A esperança é que o novo combustível um dia substitua os combustíveis fósseis, que são finitos. Mas quais as outras vantagens do biodiesel?

Além de ser uma fonte renovável de energia, ou seja, pode-se planta e criar o biodiesel, ele apresenta índices de liberação de gás carbônico bem inferiores aos dos combustíveis fósseis. Produzido em larga escala, seu custo pode chegar a ser mais baixo que o custo do petróleo, deixando a economia dos países produtores menos dependentes do uso do “ouro negro”. Por possuir um ponto de fulgor mais elevado, seu manuseio e armazenamento são mais seguros que os derivados do petróleo. Ainda, a produção do biodiesel contribui para a geração de empregos no setor primário, diminuindo o êxodo rural e incentivando a melhor distribuição de renda e população no país. O uso do biodiesel também é menos nocivo aos motores e equipamentos que funcionam com esta fonte de energia.

O biodiesel, porém ainda apresenta algumas desvantagens. Alguns resíduos de sua produção como a acroleína, são tóxicos ao meio-ambiente e o ser humano. Como resultado de uma forma rentável e simples de plantio dos vegetais que são matérias-primas, largas quantidades de terra são utilizadas, muitas vezes invadindo e desmatando reservas florestais e biomas com fauna e flora insubstituíveis. Também como consequência da facilidade do plantio, pode gerar um desequilíbrio na produção de alimentos, causando inflação e desestabilizando a economia.

O biodiesel já é usado em diversos tipos de veículos, como carros, barcos, trens, aviões e helicópteros. Algumas das grandes marcas fabricantes de automóveis já têm em seus planos a vontade de produzir carros para uso específico deste combustível, em um futuro não muito distante.

O desenvolvimento do biodiesel vem recebendo grandes injeções de investimentos por parte do governo, que visa aprofundar seu uso visando os benefícios ambientais, econômicos e sociais. Esta é mais uma solução para a grande discussão das fontes de energia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s