Dia Mundial Sem Carro

Surgido na França, no dia 22 de setembro de 1997, o “Car Free Day”, ou Dia Mundial Sem Carro, nasceu como uma forma de propor a reflexão sobre o uso dos automóveis na sociedade moderna e as consequências que ele traz, como poluição do ar, acidentes, poluição sonora, entre outros.  Neste dia, recomenda-se o uso de meios alternativos de transporte, como bicicleta, ônibus e metrô.

Em seu primeiro ano ainda na França, o movimento logo mobilizou 35 cidades, que contaram com o apoio oficial da prefeitura. No Brasil, a campanha começou no ano de 2001, tenho o apoio das cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS), Piracicaba (SP), Vitória (ES), Belém (PA), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Joinville (SC) e São Luís (MA). Três anos depois, o movimento chegou a outras grandes cidades do Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Natal, Belém e Campo Grande.

A aceitação foi tão grande, que deste dia surgiu a Semana Da Mobilidade, que reúne discussões sobre a mobilidade urbana, seus problemas e soluções para as cidades. Hoje, podem-se encontrar diversas palestras e eventos que giram em torno destas datas, que parecem estar fazendo a diferença. Foram aprovadas leis que obrigam as escolas públicas a abordarem  o tema do transporte público, e cada vez mais crescem os olhares da sociedade sobre esta pauta.

Se interessou sobre o Dia Mundial Sem Carro? Saiba tudo sobre ele consultando os diversos sites e blogs que defendem o movimento:

http://diamundialsemcarro.org.br/

http://dmscsp.blogspot.com.br/

www.greenpeace.org/DiaMundialSemCarro

Obrigado pela leitura, e até a próxima!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s