A mobilidade a seu favor: transporte alternativo emagrece e melhora a saúde

Você sabia que andar de ônibus, metrô, trem e a pé é mais saudável do que andar em veículos individuais? Confira a seguir os motivos – excelentes por sinal – para abandonar o carro e trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e da cidade.

Estudos mostram que aproximadamente 60% da população Paulistana está acima do peso. A solução? Transportes alternativos! Você não ouviu errado. Utilizar transporte público e meios alternativos como bicicleta ou até mesmo a pé, pode reduzir significantemente o nível de stress, queimar calorias e treinar o sistema cardiorrespiratório.

Quando dirigindo, se gasta em média 150 calorias por hora, um consumo considerado baixo. Além disso, o motorista é submetido ao nervosismo do trânsito incessante da cidade, que ocupa na média 2 horas e 23 minutos diariamente. Mas o que isso pode significar? Hipertensão arterial e até gastrite.

Uma caminhada de apenas 20 minutos até o metrô ou ônibus pode gastar 300 calorias, causando sensação de bem estar e queimando as gordurinhas extras. Já utilizando a bicicleta como meio de transporte, o gasto calórico sobe para até 700 calorias por hora, condicionando o corpo e trazendo inúmeros benefícios à saúde.

A utilização destes transportes também implica na queda do número de carros na rua. Em algumas vias da cidade, a concentração de automóveis é tão grande que respirar por ali equivale a fumar de 3 a 4 cigarros por dia.

Mas quais outras vantagens o uso do transporte público pode trazer à qualidade de vida dos usuários?

– Com o stress constante do trânsito, as pessoas costumam “descontar” sua raiva abusando em comidas não saudáveis, aumentando seu peso.

– O transporte público é um ótimo lugar para socializar, conhecer a cidade e novas pessoas;

– O tempo gasto no transporte público pode ser gasto para estudar e praticar a leitura, enquanto o tempo dirigindo um automóvel é perdido.

– Muitos usuários aproveitam o tempo no ônibus ou metrô para tirar um cochilo e recuperar as energias.

O transporte alternativo traz vantagens e desvantagens, mas uma coisa é certa: a sua saúde agradece. Além disso, o meio-ambiente e as cidades como um todo saem ganhando.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s