Trólebus

Não é estranho imaginar, que nos meados dos anos 50, a cidade de São Paulo já contava com veículos elétricos? Isso não é ficção, esses veículos eram os trólebus.

Primeiro trólebus fabricado no Brasil

Implantados no país a partir de 1949, os veículos eram inicialmente importados dos EUA. Em 1958, o governo anunciou incentivo e começou a produção nacional dos veículos. Diversas cidades receberam o sistema, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre. Hoje, os únicos sistemas remanescentes são os de São Paulo, Recife, São Bernardo do Campo e Santos, sendo o da capital paulista o maior.

Sistema de controle de tração eletropneumático, o motor do Trólebus

Hoje, novamente os olhos se voltam ao trólebus, como um sistema que tem alto índice de eficiência elétrica, durabilidade e confiabilidade. O trólebus, porém, depende da rede para determinar a sua área de atuação, sendo uma opção pouco flexível e cara para algumas cidades.

Trólebus moderno na cidade de São Paulo

Você se lembra quando foi a última vez que andou num trólebus?

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