O trem bala

Está previsto para 2020, um trem que vai ligar as duas maiores cidades do Brasil. São Paulo e Rio de Janeiro serão interligadas por um TAV (trem de alta velocidade) também conhecido como trem bala. O projeto, que pode custar até 33 bilhões de reais, já foi aprovado pelo Senado, e aguarda o leilão do trem que ocorre em maio de 2013. Diversos consórcios vão entrar na licitação para o primeiro trem de alta velocidade do Brasil, e caso o projeto suceda, há planos para ligações com outros centros, como Curitiba e Belo Horizonte. No total, o plano é que se invista 133 bilhões de reais na malha ferroviária brasileira nos próximos 25 anos.

trem china

TAV usado na China, similar ao que será utilizado no Brasil

O TAV contará com 510 quilômetros de trilhos, que cruzarão as cidades de Campinas, Jundiaí, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Aparecida do Norte, Barra Mansa e Rio de Janeiro. Visando oferecer uma alternativa de transporte entre as duas megalópoles, que hoje dependem das pontes-aéreas e viagens de ônibus, o TAV poderá fazer o percurso direto em apenas 90 minutos. O custo, porém, não é dos mais baixos. Na classe econômica, o preço teto é de R$0,49 por quilômetro rodado.

TAV_Rio_São_Paulo_map

Mapa do trem que vai ligar as duas maiores cidades do Brasil

tarifas

As tarifas previstas para o TAV Rio-São Paulo

A exemplo de outros países, o trem Rio-São Paulo é um grande passo em direção ao desenvolvimento econômico do país. O sucesso dos trens já foi provado, como nas linhas Tokyo-Osaka no Japão, o acesso Lyon-Paris na França, e a conexão entre Madri e Barcelona, na Espanha, que conta hoje com o melhor serviço de transporte ferroviário de grandes distâncias do mundo.

tren-ave2

O trem que liga as cidades de Madri e Barcelona

O trem bala pode trazer inúmeros benefícios. Fala-se em conurbação estadual, mas especialistas afirmam que o trem vai impor um novo modelo de desenvolvimento urbano, possibilitando que pessoas de cidades diferentes possam trabalhar em outras regiões, permitindo o ir e vir diariamente.

Advertisements

One response to “O trem bala

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s