A tarifa zero

O direito de ir e vir, assegurado por lei, é uma das grandes discussões que envolvem os grandes centros urbanos brasileiros. Estudiosos apontam uma nova saída: a tarifa zero.

busc3a3o21

Assim como a saúde e a educação, ainda que em estado precário, a proposta de tarifa zero tem como meta a descatracalização dos sistemas de transportes, deixando a passagem livre em toda a cidade.

Mas quem arcaria com estes custos? A criação de um Fundo de Transportes seria necessária. A arrecadação de recursos funcionaria em escala progressiva. Quem pode pagar mais, como bancos, hotéis, shoppings centers, pagariam mais. Quem não possui de tamanho poder financeiro, pegaria menos.

A implementação de uma possível tarifa zero nos transportes de grandes capitais estimulariam a inclusão social, com um transporte verdadeiramente público. Também é uma saída para a diminuição do tráfego de veículos nos centro com alta concentração de automóveis.

Algumas cidades do mundo já experimentam projetos de tarifa zero. É o caso de Hasselt, na Bélgica, onde há 15 anos o transporte das linhas municipais é feito de forma gratuita. Outras cidades ao redor do planeta como Sidney na Austrália, Changning na China e Zagreb na Croácia contam com a tarifa zero. O número de governos que aderem à tarifa zero é crescente, como alternativa para a revitalização de áreas, direito de acesso da população mais carente, enfim, uma democratização do acesso da cidade.

hasselt_5001

O transporte público gratuito de Hasselt, na Bélgica

imagem4

Resultados no fluxo de passageiros com a implementação da tarifa zero na cidade de Hasselt

No Brasil, existem alguns movimentos de grande expressão que defendem a causa. Conheça:

Tarifa Zero

Revolta da Catraca

Movimento Passe Livre

A tarifa zero ainda é uma questão a ser estudada e muito polêmica. Você acha que o direito de transportes deve ser público e gratuito? Sinta-se à vontade para expressar suas opiniões nos comentários. Até a próxima!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s