Tarifa por zonas

Após as eleições para prefeito da cidade de São Paulo, um novo conceito até então desconhecido pela população surgiu como pauta dentro do assunto mobilidade urbana: a tarifa progressiva.

A tarifa progessiva ou tarifa por zona, já é utilizada em muitos países como França, EUA, Canadá e Austrália, consiste basicamente no seguinte argumento: quanto maior a distância percorrida por transporte público, maior a tarifa a ser paga. Logo, quanto menor a distância percorrida, menor a tarifa paga.

Carte_Métro_de_Paris

No mapa do metro de Paris, é possível observar as diferentes zonas de cobrança

Por exemplo, o metrô de Paris funciona por essas zonas, que no caso são anéis. Ao utilizar 1 anel, se paga uma tarifa referente a um anel. Ultrapassando os limites físicos desse 1º anel, a tarifa aumenta a assim por diante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ônibus com tarifa progressiva na cidade de Perth, Australia

Apesar de funcionar muito bem em alguns grandes centros urbanos, na cidade de São Paulo a discussão esbarrou em um ponto muito importante: como a mão-de-obra trabalhadora e com menor poder aquisitivo mora, em sua grande maioria, nas periferias da cidade, a tarifa progressiva seria quase como uma punição ao trabalhador. Ele, que já é prejudicado pelas grandes distâncias entre os subúrbios e os centros comerciais ainda gastaria mais dinheiro para se locomover ao trabalho.

Essa é mais uma opção para os transportes públicos nos grandes centros urbanos. A grande questão é achar a maneira mais adequada e chegar a um consenso onde todos os cidadãos saiam ganhando e onde a cidade tenha uma evolução neste quesito importantíssimo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s