Holanda brilha em novos projetos urbanos de mobilidade

Holanda

A fama dos países baixos percorre os diques e coffee shops com um entusiasmo impressionante, contudo, o que mais tem chamado a atenção ultimamente são os projetos urbanos criados sob muita inovação e tecnologia. Já falamos aqui no blog da SBCTrans sobre a instalação de uma faixa de pedestres luminosa; e hoje, mais uma vez, voltamos o foco na Holanda para comentar a mais nova ideia para favorecer as pessoas que usam bicicleta: ciclovias com faixas que brilham no escuro e pistas aquecidas.

Seja noite ou dia, quente ou frio, a ideia tem tudo para pegar: com tubos de aquecimento abaixo do concreto, por onde passarão água aquecida do solo, a temperatura da pista aumentará, favorecendo viagens e jornadas mais ‘quentinhas’ durante o inverno; quanto à iluminação, uma tinta sensível à luz será usada na sinalização de faixas na ciclovia. Incrível, não?

A bike é extremamente popular no país, mas já é uma meta traçada do governo holandês aumentar em 20% o uso desse meio de transporte, a fim de reduzir índices de poluição e estabelecer um controle maior sob o tráfego no país – reduzindo congestionamentos através do uso de transportes alternativos, tendência forte na Europa depois de consecutivos aumentos do preço do petróleo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s