Trólebus: São Paulo deve muito a sua força | Blog Ponto de Ônibus

Sexta-Feira foi aniversário da Cidade de São Paulo e, por conta dessa ocasião especial destinamos um espaço aqui no blog para falar do nostálgico passeio de trólebus pela metrópole. Aproveitamos mais uma vez a oportunidade, só que dessa vez para ouvir nosso amigo Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Vejam que legal esse texto sobre o trólebus e sua força histórica na cidade de São Paulo.

Trólebus: São Paulo deve muito a sua força

Trólebus (2)

 

Uma coisa é viver em São Paulo. Outra coisa é sentir São Paulo.

E no dia do seu aniversário, quando a cidade se deu uma folguinha, mas que não parou, diversos de seus moradores tiveram a oportunidade de sentir São Paulo.

Em tantos eventos para comemorar os 459 anos da Metrópole foi possível ter uma dimensão de que a cidade não é só trabalho, mas é diversão. Não é só insegurança, mas também é sorrir ao próximo. Não é só números, mas vidas. É futuro sim, mas é história.

E um dos símbolos da cidade de São Paulo sem dúvida nenhuma é o trólebus.
Apesar de hoje ter uma rede reduzida, frente aos 474 veículos elétricos que a cidade já teve, os trólebus ainda são característicos de São Paulo, que com certeza, seria menos cinza se houvesse mais deles, já que não poluem nada em sua operação.

Um passeio de trólebus, com veículos cedidos pela Ambiental Trans, operadora da Capital, e Metra, que presta serviços metropolitanos entre a Capital e o ABC Paulista, levou milhares de paulistanos nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro de 2013, a redescobrirem São Paulo, a perceberem sua beleza e a conhecerem sua história.

Foi o encontro de gerações. Crianças e pessoas mais vividas trocavam experiências e histórias enquanto os ônibus elétricos seguiam por marcos da cidade de São Paulo como Mosteiro de São Bento; Edifício Martinelli, primeiro edifício construído em São Paulo; o Viaduto do Chá, o qual funciona como ponto de transição entre o centro antigo e o chamado ‘centro novo’; Theatro Municipal, fundado em 1911 na Praça Ramos de Azevedo, a Praça da República; o Edifício Itália, que por muitos anos foi o mais alto da cidade; Biblioteca Municipal Mario de Andrade restaurada em 2009; Academia de Direito de São Paulo; o Edifício Altino Arantes e a Catedral da Sé, marco zero da cidade.

O passeio foi uma oportunidade para ensinar e aprender.
O educador Roberto Carlos Camargo, que também é apaixonado por ônibus, levou 06 crianças do Abrigo Solidário da IV Liga Solidária. Pequenos em medida de proteção, acolhidos, e que nesta sexta-feira se sentiram mais abraçados por São Paulo.

Roberto diz que as crianças ficaram com um gostinho de “quero mais”

“Apropriar-se do espaço da cidade, sentir a cidade onde vivem e sua pulsação, ver e sentir a cidade onde vivem, enfim eles adoraram, inclusive um dos meninos chorou porque queria andar de trolebus de novo. Adivinha? Vou ter que fazer outro programa de passeio só para andar de trolebus com ele e outros que agora querem ir. Eu estou emocionado e com a sensação de que ganhei meu dia” – disse Roberto que acompanhou 3 meninos e 3 meninas com idades entre 04 e 13 anos.

Se o programa foi um encontro de gerações entre as pessoas, o mesmo pode ser dito em relação aos veículos.

Trólebus (1)

 

Os modernos Caio Millennium BRT com chassi Scania de 15 metros e sistema Eletra desfilaram ao lado do charmoso Marcopolo San Remo Scania Tectronic, fabricado em 1982 e restaurado pela operadora do Corredor ABD, Metra, que também cedeu outros dois veículos, modelo Busscar Urbanuss Pluss, LF, que estão em operação.

O primeiro trólebus em São Paulo começou a circular comercialmente em 1949. Os modernos veículos elétricos para época, aliás, muito mais confortáveis que diversos modelos de ônibus de hoje em dia, davam um recado claro: São Paulo rumava para o desenvolvimento e parte deste progresso passou pela força dos trólebus.

 

FONTE: http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2013/01/26/trolebus-sao-paulo-deve-muito-a-sua-forca/

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