Bicicleta para o Trabalho

SBCTrans

Ciclovia na Avenida Brigadeiro Faria Lima

 

Cada vez mais pessoas estão indo trabalhar de bicicleta. Com o trânsito caótico nas grandes metrópoles e regiões metropolitanas, trafegar pelas ruas cada vez menos serve como opção e o metrô ainda não atende toda a população. Com exceção dos muito afortunados que moram extremamente perto do trabalho e podem ir a pé, sobra a ótima opção que é ir de bicicleta.

Os benefícios de usar a bicicleta como meio de transporte diário são muitos. Em primeiro lugar, há o benefício para a saúde. Pedalar é um exercício físico excelente e pode entrar facilmente na rotina pesada do dia-a-dia, que muitas vezes não deixa tempo para se preocupar com o corpo. Em segundo lugar, optar por não utilizar um carro para pegar a sua bicicleta ajuda a descongestionar as vias saturadas. Por fim, ajuda o meio-ambiente, já que você não está usando um meio de transporte que agride a natureza.

Contudo, sabemos que querer não é poder para adotar a bicicleta como companheira para ir ao trabalho. É preciso haver formas que viabilizem essa escolha. As duas principais forças que entram para facilitar a adoção da bicicleta como meio de transporte são o governo e a iniciativa privada. Com o trabalho em conjunto de setores do governo e de grandes empresas, poderemos ver cada vez mais bicicletas na rua.

A cidade de São Paulo vem fazendo um esforço para viabilizar o uso de bicicletas. Recentemente, a prefeitura iniciou o trabalho de instalação de ciclofaixas em domingos e feriados, que já estimula os cidadãos a começarem a usar mais a bicicleta. Em seguida, foram as ciclo-rotas, que são vias devidamente sinalizadas para o uso de bicicletas em tempo integral. Por fim, chegaram as ciclovias, com destaque para a da Avenida Faria Lima. Inaugurada recentemente, a ciclovia da Faria Lima se destaca por cortar essa importantíssima avenida empresarial da cidade. A ciclovia facilita muito a vida dos milhares de funcionários da região que usam a bicicleta para ir e voltar do trabalho.

Em São Bernardo do Campo, a última gestão conseguiu fazer avanços no transporte cicloviário. De 2009 a 2012, foram mais de 3.200 metros de vias construídas, saindo completamente do zero. Além disso, há projetos de iniciar instalação de ciclofaixas para lazer, a exemplo da capital Paulista.

Enquanto isso, as empresas podem começar um trabalho interno de incentivo a seus funcionários. Já há grandes multinacionais que possuem espaço de chuveiros e vestiários para uso de ciclistas. Por conta da transpiração gerada pela atividade física e, pela roupa de trabalho não ser a mais apropriada para pedalar, tais instalações se fazem necessárias para garantir mais conforto para os funcionários.

Por fim, iniciativa privada e governo podem trabalhar juntos, a exemplo das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. As duas capitais contam com aluguel de bicicletas espalhado pelas ruas. Qualquer pessoa pode se cadastrar e solicitar o serviço, pagando taxas pequenas. Esse é um excelente incentivo não somente para o uso da bicicleta no dia-a-dia, como também para usá-la para lazer.

Ainda estamos longe de ver no Brasil grandes metrópoles que usam muito a bicicleta, a exemplo de Amsterdã e outras capitais europeias. Todavia, é excelente ver que iniciativas como as citadas acima estão ganhando cada vez mais adeptos. Por isso, se você já usa sua bicicleta todos os dias ou vai começar a usar, incentive seus amigos e colegas a usarem também, provando que é uma forma de transporte cada vez mais viável.

Advertisements

2 responses to “Bicicleta para o Trabalho

  1. Estou pesquisando a muito tempo para comprar uma bike elétrica, mas acho os preços proibitivos demais.

    Concordo que temos que proteger a natureza, mas enquanto uma bike elétrica continuar tendo o mesmo preço de uma moto e as vezes até mais, sem a possibilidade de financiamento nem uma legislação coerente, acho que não irá ter a abrangência ela merece ter.

    Se você souber de algum modelo abaixo dos R$ 1000,00 eu gostaria de saber onde encontro.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s