Vemos mais e mais carros nas ruas das cidades. No rush da manhã e no rush da noite, milhões de brasileiros optam por usar seu próprio carro para chegar a seu destino. No Brasil inteiro, mais de 60% das pessoas ainda optam pelo transporte público como opção de locomoção. Mas os carros já lotam as vias.
Na década de 70, menos de 30% do transporte usado nas cidades grandes eram carros pessoais. Na década de 2000, essa estatística começou a inverter, quando o transporte individual superou ônibus e trens.
No ano de 2005, o Brasil bateu 1,5 bilhão de ônibus em todo território nacional. No entanto, no mesmo ano, já havia mais de 1,6 bilhão de carros, que podem levar no máximo 5 pessoas. O resultado dessa conta foi: em 2008, brasileiros de cidades grandes já perdiam mais de 40 minutos por dia no trânsito – só para ir ao trabalho.
Não há necessidade de que as pessoas não tenham carro. Ele pode ser uma boa opção em situações específicas de lazer. Mas para o dia-a-dia, é cada vez mais importante que a população seja incentivada a usar o transporte público, para chegar em 2020 vendo melhoras no transporte de todos os cidadãos.
FONTE: IPEA