Um Rosto Familiar

SBCTrans

Cheguei ao ponto de ônibus no mesmo horário de sempre. Moro numa vizinhança um pouco afastada, com poucos prédios, então não muito populosa. O ponto, como em todos os outros dias, não estava cheio.

Um ou dois minutos depois que eu cheguei, uma mulher de uns 30 anos senta no banco do ponto e começa a ler um livro. Olho bem para ela e me lembro dela de algum lugar. Instintivamente, eu a cumprimento com um “Bom dia”. A moça, muito educada, diz “bom dia” também.

Começo a pensar de onde eu a conheço. Faço muito esforço, mas não consigo lembrar. Como já disse, a vizinhança não é muito grande, então imagino que talvez ela seja amiga de algum amigo meu. Ou mesmo trabalhe em alguma farmácia ou padaria da região. Mas eu com certeza a conhecia. Eu já a tinha visto várias vezes.

Então me ocorre: eu a conheço desse ponto de ônibus. Nós nos cruzamos com uma certa frequência.

Com essa conclusão, tenho uma sensação esquisita. Eu não havia me esquecido de onde eu a conhecia. Eu tinha me esquecido que eu não a conhecia. E toda a familiaridade que eu de alguma forma tinha com ela, sem nem saber seu nome, começou a me incomodar.

O ônibus dela chega antes do meu e ela se despede. Pergunto-me se ela sabe que não nos conhecemos de fato, apenas nos vemos nesse ponto de ônibus. Não importa. Dia seguinte, ou da próxima vez em que cruzarmos, eu vou pelo menos falar sobre o tempo com ela.

Não tenho intenção de fazer novas amizades dessa forma. Mas a correria do dia-a-dia pode nos deixar muito frios. Obviamente, não dá para conversar com todo mundo e nem cumprimentar todos, principalmente em uma cidade grande. Mas não custa nada ser simpático com uma pessoa que eu vejo sempre.

Um pequeno bom dia, uma pequena conversa pode fazer muito bem para o coração e para alma. Uma forma simples de trazer mais calor para a rotina e de deixar o dia mais humano.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s