Ônibus Londrinos

Ônibus londrinos

 

Os famosos ônibus de dois andares são cartões postais de Londres. Colocar mais um andar no ônibus foi uma alternativa para ocupar a mesma quantidade de espaço nas ruas, mas carregando mais pessoas. Hoje em dia, além de serem muito úteis, uma vez que a capital britânica já sofreu muito com o trânsito em seu centro, eles compõem com muita elegância a paisagem da cidade.

Na realidade, diferente do que muitos pensam, os ônibus de dois andares não existem somente em Londres. Em cidades de todo o Reino Unido é possível você encontrar os famosos ônibus. Assim como em outros países, passando pelo Chile, Canadá e até Japão e Singapura. O primeiro a ser produzido, inclusive, foi na rival Paris, em 1853.

Aqui no Brasil, há não muito tempo, foi possível ver ônibus de dois andares usados para transporte público. No final da década de 80, quase 40 desses ônibus (que foram apelidados de “Fofão” na época) circulavam por São Paulo. A experiência londrina durou pouco tempo, mas matou a vontade de muita gente que sempre quis subir no andar de cima de um deles.

Atualmente, é possível encontrar em algumas cidades brasileiras, como em Curtiba, ônibus chamados de panorâmicos, que possuem dois andares, mas para fins turísticos. Em cidades como Nova Iorque, Paris, Tóquio e mesmo Londres eles são vistos aos montes, para turistas poderem ter uma vista privilegiada.

De qualquer forma, os famosos double-deckers (como são chamados em inglês) vermelhos de Londres serão sempre os mais famosos. Além de serem vistos em diversos filmes, são um símbolo importante da cidade que tem um dos melhores, mais eficientes e mais abrangentes transportes públicos do mundo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s