Cobradores

Cobrador

 

Falam que no resto do mundo não tem cobrador. Cobrador de ônibus mesmo. É, não tem. Lá fora é o próprio motorista quem cobra dos passageiros. Eu realmente não gosto dessa ideia.

Vamos combinar que isso deve atrasar tudo. Já que o ônibus não pode andar enquanto o motorista cobra as pessoas. E eu acho que o motorista não deve gostar. A realidade é que ele faz o trabalho de duas pessoas. Um motorista devia focar em ser motorista e pronto, não é?

Mesmo assim, o que mais me incomoda é o fato de não ter o cobrador lá, a pessoa. Porque… Vocês já conversaram com um cobrador? Ou com uma cobradora? É muito legal. De verdade. Eu aconselho.

Cobradores veem muitas histórias todos os dias. Veem vidas passarem e acontecerem nos bancos dos ônibus, nos grupos de pessoas que ficam em pé e até nas ruas e calçadas do lado de fora.  Se existe gente nesse mundo que tem história pra contar são os cobradores.

E eles gostam muito de ouvir também. Talvez porque assim eles ganham mais histórias para contar depois. Mas tem muito cobrador que é um ótimo ouvinte. Alguns, até, ótimos conselheiros.

Por isso que eu gosto do Brasil, viu? Com seu clima, sua beleza, companheirismo, com as novelas, futebol, samba e, claro, com os cobradores.

Leave a Reply

