Geração de Energia no Metrô

Metrô de Nova Déli

Metrô de Nova Déli

Inovações na área de transporte e na de energia surgem com rapidez cada vez maior. A procura por boas soluções, que garantam mais qualidade de vida e um futuro melhor, fazem com que pesquisadores do mundo todos nos surpreendam mais e mais.

Agora, a boa ideia surgiu da Índia. Estudantes de Nova Déli querem produzir energia no metrô. No caso, energia eólica, que é uma forma de produção sustentável e renovável de energia, usando a força dos ventos.

Para tanto, os estudantes querem aproveitar os 190 quilômetros de túneis de metrô espalhados pela metrópole para instalar pequenas turbinas. Com a velocidade que os trens se deslocam, eles promovem uma forte e abrupta movimentação no ar, que passaria pelas turbinas produzindo energia.

A quantidade gerada não é enorme, mas ela conseguiria ser usada para dar conta de parte do consumo feito pelo próprio metrô, reduzindo os custos. A inovação, então, impactaria diretamente no bolso do consumidor, que não veria altos reajustes de tarifa. Além do impacto direto no meio ambiente, que vê alívio com esse tipo de produção energética.

Por fim, vale ressaltar que esse tipo de iniciativa é muito importante. Precisamos conseguir enxergar que já muitas formas de produzir energia. Iniciativas desse tipo incentivam a ter um olhar diferente e mostram que o transporte pode ser útil para muitas causas.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s