Internet, bicicleta e transporte público

Bicicleta

Viver em uma cidade grande é muito bom. Tem muito passeio para se fazer, muita gente para encontrar, muita coisa para aprender. Por outro lado, em meio a tantos bons superlativos, temos exagero do outro lado também. Por exemplo, temos muito trânsito, na verdade, muitos engarrafamentos.

Ir para as ruas na sexta-feira no horário do rush da noite, por exemplo, pode ser muito complicado e extremamente estressante. Parece que todo mundo está na rua. É trânsito para todo lado.

Sexta passada, uma colega estava saindo do trabalho e precisava encontrar seu marido numa outra região da cidade. O problema: eram seis da tarde e ela precisava chegar em uma hora.

Ela pensou em pegar um táxi. Mas com o trânsito já formado, ela não só ia demorar muito tempo como ia gastar muito dinheiro. Táxi estava fora de cogitação.

Decidimos que ela deveria ir de ônibus, algum que atravessasse a cidade em um corredor exclusivo, até porque o marido dela estava a esperando a poucos metros de um. Mas o corredor de ônibus não ficava próximo de onde nós estávamos. Então, como ela chegaria até lá?

A boa internet foi a solução. Ela nos disse exatamente que ônibus era possível pegar perto do trabalho que depois fosse entrar no corredor exclusivo. Problema aparentemente resolvido até mais um porém: o percurso dentro do bairro dava algumas voltas e o trânsito iria complicar.

Foi aí que eu tive uma ideia: o bairro todo possui estações de aluguel gratuito de bicicletas. Uma delas, por sinal, fica ao lado do nosso escritório. Pela internet, verificamos que ela poderia pegar a bicicleta aqui do lado e ir pedalando até o corredor de ônibus.

E foi isso que ela fez. Ainda no escritório, se cadastrou no sistema de bicicletas. Saiu apressada e usou seu celular para liberar uma bicicleta. Foi pedalando até o corredor de ônibus, devolveu a bicicleta na estação mais próxima e atravessou a cidade fugindo de todo o trânsito. 10 minutos antes do previsto, em meio ao rush de sexta-feira, ela já estava encontrando seu marido.

É engraçado que estamos tão acostumados com a tecnologia todos os dias que não percebemos como ela pode nos ajudar muito. Assim como estamos muito acostumados com o trânsito e nem paramos para pensar que há outras maneiras de se locomover.

Advertisements

One response to “Internet, bicicleta e transporte público

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s