Era da Informação

Vivemos na era da informação. Temos muita informação em várias mídias. São jornais, revistas, programas de televisão, portais na internet, vídeos, fotos, gráficos e infográficos. São diversas plataformas que nos fornecem os mais diferenciados tipos de informação. Informação essa que chega a todo instante, sem nem percebermos e, que chega toda ao mesmo tempo.

Dessa forma, todo mundo é um pequeno especialista sobre vários assuntos hoje em dia. Todos somos um pouco médicos, por exemplo. Informações sobre doenças e remédios estão disponíveis na internet. Relacionar possíveis sintomas com uma enfermidade a fim de saber um tratamento não somente é possível como acontece diariamente.

Por outro lado, existe também o conhecimento. Conhecimento não está em papéis ou telas. Conhecimento não pode ser comprado, ele precisa ser desenvolvido. Muita informação precisa ser adquirida para desenvolver conhecimento.

No entanto, informação é muito diferente de conhecimento. Se não fosse, qualquer um poderia ser médico. O que não é o caso. Para você ser médico, você precisa de conhecimento, não somente acesso à informação.

Por isso, é claro que é muito importante garantir informação a toda população, mas, é preciso ir além e garantir conhecimento. Essa fase é um pouco mais difícil. Requer educação formal e desenvolvimento de pensamento crítico. Requer investimentos e incentivos. Mas na era da informação, num mundo cada vez mais globalizado, é preciso fazer esse esforço. Sem ele, ficamos estagnados na informação e quem se sobressai é quem tem conhecimento.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s