O Caminho

 

Caminho é uma palavra muito subjetiva, não é?

Outro dia eu estava andando distraído na rua quando percebi que havia me perdido. Cheguei em um cruzamento e me deparei com a seguinte pergunta: “Que caminho seguir?”

Ora, aparentemente a resposta para essa pergunta era muito simples. Seguir em frente, ir à direita, à esquerda ou, ainda, voltar para trás. Mas, no momento, eu fui acometido por outros tantos pensamentos talvez inoportunos, mas que invadem uma mente vazia.

O que é a vida senão um extenso caminho? É um percurso que devemos de fato vivê-lo, tomando nossas escolhas de ir para a direita ou para a esquerda. Decidindo entre em ficar parados, seguir em frente ou mesmo voltar. Percorrendo caminhos tortuosos e esburacados e às vezes caminhos ascendentes e tranquilos.

Nesse caminho todo, às vezes ficamos completamente distraídos e não percebemos para onde estamos vagando. Quando nos damos conta, tomamos um rumo que não era o pretendido e nos vemos perdidos.

Diferente de um mero cruzamento na rua, as variáveis de escolha na vida são várias. Temos família, amigos e vida profissional. Há o emocional e o racional. Temo vontades e também expectativas. Além de ter que lidar com as vontades dos outros e as expectativas dos outros. Nossa, é difícil demais!

Infelizmente, não existe fórmula para o caminho certo. Não existe um GPS ou mapa que indica perfeitamente qual é o caminho a ser seguido. Porém, eu posso te dizer qual é o destino que você deve sempre mirar: sua felicidade.

E nesse caminho todo, quando percebi, já estava em outro cruzamento, perdido em meus pensamentos e perdido novamente na rua. Bom, era hora de eu me concentrar um pouquinho na rua e depois eu poderia voltar para a vida de verdade.

Leave a Reply

