O Incrível Metrô de Xangai

Xangai

 

 

Xangai por si só é uma cidade incrível. Até quem está acostumado com cidades grandes pode ficar um pouco assustado na maior metrópole chinesa. Prédios modernos e bonitos, muitos carros, muitas, muitas pessoas e eventos de porte gigantesco fazem com que Xangai não pare!

Para dar conta de tudo isso, a cidade possui uma boa malha de transporte público. Seu mais de 23 milhões de habitantes dividem as ruas todos os dias com muitos estrangeiros e chineses que estão na cidade a negócios, ou para comparecer a um evento. Além disso, Xangai está cada vez mais turística, atraindo pessoas do mundo todo, que querem conhecer a fascinante cidade.

Surpreende na cidade, também, a sua velocidade. Tudo é muito rápido. Todos estão sempre com pressa. Uma mal de qualquer grande metrópole, talvez. Contudo, sabemos que os chineses já possuem um ritmo acelerado para tudo.  E essa história é contada em seu metrô.

O metrô de Xangai já surpreende por sua extensão: é o maior metrô do mundo, com 437km, superando Londres e Nova Iorque. São 13 linhas e 292 estações que abrangem toda a cidade, garantindo acesso e mobilidade para a população.

Porém, diferentemente dos centenários sistemas de metrô de Londres e Nova Iorque, inaugurados em 1809 e 1904 respectivamente, o metrô de Xangai é recente. Ele foi inaugurado em 1995. SIM! No final do século XX e em menos de 20 anos já se tornou o maior do mundo. Para compararmos, o primeiro metrô da América Latina, em Buenos Aires, ainda não atingiu 50km, enquanto que o primeiro do Brasil, em São Paulo, não chegou aos 100km.

Não é á toa, portanto, que esse seja o metrô que mais transporta passageiros por dia: são mais de 8 milhões de pessoas todos os dias. Em São Paulo, cujo metrô é considerado o mais lotado do mundo, o sistema transporta em torno de 3,2 milhões de passageiros por dia.

Para terminar, há grande quantidade de trens, para reduzir o tempo de espera e a lotação das estações. Em Recife, o tempo de espera pode chegar a 12 minutos, mas o metrô recifense não transporta nem meio milhão de pessoas por dia.

Com todos esses grandes números, dignos da China, há quem não ache que esse metrô é incrível?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s