Alunos debatem cidadania ambiental e sustentabilidade nas escolas

É muito importante que todos setores da sociedade estejam envolvidos na luta pela preservação ambiental. Nós vivemos nesse planeta e dependemos dele, que além de nos abrigar, abriga tanto outros seres vivos. Por isso, é nosso dever mantê-lo saudável.

Essa discussão deve começar desde cedo. Crianças e adolescentes devem ser educados e alertados sobre as importâncias do cuidado com o meio-ambiente. Por isso, é muito bom ver iniciativas que levam o debate de fato para dentro das escolas.

Nosso colaborador, Portal EcoDesenvolvimento, nos conta um pouco mais sobre esse tema, abordando a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Veja o post inteiro a seguir:

EcoDesenvolvimento

Estudantes preparam propostas para conferência
Foto: Ministério da Educação

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) tem o objetivo de fortalecer a cidadania ambiental nas escolas e comunidades, promover espaços educadores sustentáveis e apresentar propostas para políticas públicas, por meio de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Os debates nas escolas já iniciaram e seguem até 31 de agosto. A etapa nacional da conferência acontecerá de 25 a 29 de novembro, em Brasília (DF).

Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a IV CNIJMA é destinada ao público das escolas do ensino fundamental, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal. Também das escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil trabalhará a temática de escolas sustentáveis a partir dos projetos de ação selecionados na etapa estadual, utilizando metodologias participativas, por meio de encontros e diálogos. Após as conferências nas escolas, realizadas até 31 de agosto, acontecerá a fase municipal ou regional, que tem prazo até 6 de outubro. Depois ocorre a fase estadual, que é obrigatória, até 25 de outubro, culminando na etapa nacional, de 25 a 29 de novembro.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Nilo Diniz, reforça a importância das etapas preparatórias, que antecedem à nacional. “Os alunos vão discutir projetos para tornar as escolas mais sustentáveis. Na fase nacional, eles trazem essas experiências vivenciadas nas escolas e discutidas nos estados, que devem inspirar propostas ao governo federal”, explica.

Cerca de 700 alunos de 11 a 14 anos serão eleitos delegados que representarão todos os estados na etapa nacional, sendo asseguradas 81 vagas para estudantes de assentamentos rurais, comunidades quilombolas e populações indígenas.

Parceria

A quarta edição da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente começou a ser articulada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, ocorrida no ano passado.

Neste mês, o MEC realizou uma webconferência preparatória junto a diversos professores e gestores de todo o País, com a participação do MMA. O encontro foi aberto pela professora Macaé Maria Evaristo dos Santos, secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC).

Em outubro deste ano acontece também a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que vai tratar da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um tema atual que envolve a participação de todos na gestão e descarte correto do lixo. “Neste ano, todo o país debaterá a política de meio ambiente, inclusive as crianças e os jovens”, conclui Diniz.

 

Fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/abril/alunos-debatem-cidadania-ambiental-e?tag=educacao

 

 

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