Acesso a deficientes visuais

Cego

 

Cidades brasileiras estão buscando alternativas para facilitar a mobilidade de portadores de deficiência visuais. Cidadãos que não conseguem enxergar ou tem sua visão quase inteiramente prejudicada podem passar dificuldades para se locomover sozinhos pela cidade. Por exemplo, quando uma pessoa cega sai sozinha à rua para pegar um ônibus, ela deve ou parar todos os ônibus para perguntar qual é a linha ou contar com a boa vontade de possíveis terceiros para informar quais ônibus se aproximam. Felizmente, pensando precisamente em facilitar a vida de cegos e cegas que pegam ônibus, pesquisadores estão desenvolvendo boas soluções para o dia-a-dia.

A que mais se destaca já está presente em São Carlos, no interior paulista. Ela é muito simples: um aplicativo de celular emite um alerta sonoro quando o ônibus desejado estiver chegando. Para tanto, todos os ônibus foram equipados com aparelhos de rastreamento e identificação. Uma vez que o usuário seleciona qual linha deseja, o aplicativo fica de prontidão para informá-lo sobre o trem mais próximo.

A mesma solução está em fase de implementação em Belo Horizonte. A maior cidade mineira quer ser a primeira capital brasileira a ter o sistema em pleno funcionamento em toda a sua rede. Uma boa inspiração para outras cidades do país seguirem a mesma tendência.

Enquanto isso, em São Vicente na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo, estudantes desenvolveram um aplicativo que vai além do já existente. O dispositivo não só emite um alerta sonoro para portadores de deficiências visuais, avisando quando o ônibus chegou, como o sistema prevê a instalação de rastreadores nos pontos de ônibus, ficando fácil de identificar onde cada ônibus se encontra e quando tempo ele demorará, além de permitir a escolha de novas rotas. O aplicativo torna-se, portanto, útil mesmo para aqueles que não possuem comprometimento severo da visão.

Parabéns às três cidades, pioneiras do Brasil. Espera-se que em pouco tempo essa boa solução de mobilidade seja aplicada em novas cidades no país e no mundo.

 

Fontes:

Folha

R7

G1

Advertisements

2 responses to “Acesso a deficientes visuais

  1. Pingback: Pontos de ônibus inteligentes | Mobilidade Humana·

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s