Um pouquinho sobre calçadas

Se tem uma coisa que eu gosto, é poder andar. É, andar. Sair por aí e fazer minhas coisas a pé. Seja só para caminhar, para passear, ou mesmo para fazer as coisas do dia-a-dia, eu prefiro sempre fazer tudo a pé.

Por isso, eu já estou acostumado a lidar com as nossas calçadas. Ah, a gente sabe, né? Não é toda rua que tem uma boa calçada. A gente tem que lidar com degraus, buracos, desníveis, árvores e postes em calçadas demasiadamente estreitas e por aí vai. Além de serem bem feias, né? Nossa!

O meu sonho, então, sempre foi poder andar em uma cidade com calçadas lindas, limpas, regulares e que garantissem fácil acesso a todos. Que de fato estimulassem as pessoas a saírem mais às ruas.

Outro dia eu estava conversando com um amigo que está no exterior e ele estava, como todo bom brasileiro, fazendo comparações entre o país em que ele estava com o nosso.

No meio da nossa conversa ele falou: “Nossa, e aqui é tão bom sair na rua. O povo respeita, sabe? Não tem lixo nas calçadas. Além disso, as calçadas são ótimas.”

Eu já logo me interessei e fui perguntando mais. E ele foi me falando de como as calçadas eram amplas, planas e sem “obstáculos”.

Eu, então, ingenuamente perguntei: “E são bonitas?”, referindo-me às calçadas. Ele pensou um pouco e disse:  “Nem um pouco. Na verdade, elas são bem feinhas. Mas, ah, quem liga?”

E, que engraçado, nesse momento eu me toquei. Calçada boa de verdade é essa que garante exatamente o que se espera dela: um espaço bom para as pessoas, qualquer pessoa, irem e virem.

Cá entre nós, manter uma calçada super bonita, um lugar onde todo mundo pisa, não é a tarefa mais fácil. Se elas forem lindas, melhor ainda. Mas, quem liga, se elas pelo menos já forem boas e funcionais?

One response to “Um pouquinho sobre calçadas

  1. Eu ligo, eu ligo. Acho que o caminhar fica mais feliz se a calçada é bonitona. É mais ou menos como design, acho. Você não acha que se importa com isso, até que vê algo extremamente funcional e lindamente projetado.

    Like

Leave a Reply

