O Bonde de São Francisco

File:San Francisco 12-28-04 6487.JPG

São Francisco é uma das cidades mais importantes da Califórnia, o mais rico dos estados norte-americanos. São Francisco é uma cidade plural que atrai turistas do mundo todo que procuram sua diversidade, boas opções de lazer e belas paisagens.

A cidade é caracterizada por suas colinas. São mais de 50 grandes colinas que se espalham pela cidade inteira (que não é muito grande). São Francisco é um sobe e desce sem parar. Por conta disso, muitas alternativas devem ser tomadas. Por exemplo, há uma série de regras para estacionar carros nas colinas, para garantir a segurança das pessoas.

Mas de forma geral, a maior preocupação é garantir boa mobilidade para todos os cidadãos. E São Francisco conseguiu isso a partir de um sistema muito eficiente de bondes. Sim, os bondes, aqueles veículos inteiro abertos movidos à eletricidade que deixaram de ser comuns em muitas cidades do mundo.

O sistema foi implementado na primeira metade do século XX. Na década de 70, ele já contava com sistema mensal de pagamento e anos depois foi reformado e reformatado, se tornando um dos transportes públicos mais eficientes do mundo inteiro.

Quem o vê em uma primeira vez pode achá-lo lento para os padrões apressados do século XXI – uma média de 13 km/h –, mas sendo um veículo aberto, não tem como ir mais rápido. E se você tentar encarar as colinas a pé vai ver que é muito melhor pegar um bonde.

Para cobrir a cidade inteira, são 82 linhas que atendem, durante dias de semana, mais de 400 mil pessoas, podendo chegar a 700 mil! Isso é muito se considerarmos que a população de São Francisco é pouco maior que 800 mil.

Advertisements

One response to “O Bonde de São Francisco

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s