O Feriado

Alguém aí já trabalhou em emenda de feriado ou no feriado mesmo? A cidade parece outra. É tudo diferente. As ruas estão mais vazias, o clima é mais leve, você vê mais gente descontraída na rua…

Por um lado, você fica achando um saco ter que ir trabalhar enquanto um monte de gente está aproveitando o tempo para descanso. Por outro, não deixa de achar ótimo poder trabalhar em um dia mais tranquilo.

Eu, por exemplo, comecei a pensar: “Nossa, bem que a cidade podia ser assim todos os dias”. Um desejo de poder ter uma calmaria pelas ruas todo dia ao ir e voltar do trabalho, sem ter que lidar com todo o caos de uma cidade grande.

E, nossa!, como é mais calmo e tranquilo. Dá vontade de prolongar o almoço, dá até mais vontade de trabalhar sabendo que quando sair vai estar “tudo bem”.

Porém, enquanto eu sonhava com essa possibilidade, comecei a pensar: “Será que eu quero mesmo isso? Será que eu quero mesmo viver numa cidade assim?”.

Bom. Quero e não quero. Eu quero viver nessa utopia de uma cidade grande que tem tudo, mas que não seja caótica ao mesmo tempo. Mas na verdade… Será que eu não quero que seja caótica? Será que um pouco de caos não faz bem de vez em quando?

De qualquer fora, como eu disse, isso é utopia. Cidades grandes são muito movimentadas, cheias de gente de todos os lugares, com muitos sons e imagens. Isso é uma cidade grande, um lugar em que eu encontro tudo e posso viver toda a minha vida, é disso que eu gosto. De preferência, tudo da forma mais organizada possível, com facilidade de acesso a todos.

Um dia assim, mais calmo, faz bem, mas não sei se eu queria isso para mim todos os dias. E, se for ver pela realidade, eu não gostaria. Isso implicaria em eu ter que me mudar para uma cidade menor. E daqui, eu só me mudo para outras metrópoles.

Leave a Reply

