Ilhas de individualismo

Cheguei ao ponto de ônibus outro dia e, como todo dia, assim que comecei a esperar o ônibus, comecei a mexer eu meu celular. Com os celulares de hoje em dia, tem muita coisa para fazer enquanto o ônibus não chega. E parece que eu não sou o único que pensa assim.

Por estar sempre distraído no celular, não presto muito atenção nas pessoas que estão em minha volta. No entanto, outro dia resolvi dar uma… “espiada”. Havia uma quantidade razoável de gente que estava fazendo o mesmo que faço todos os dias: vidrada em seus celulares, sem prestar muita atenção no resto, apenas no barulho do ônibus que estava chegando.

Eu não sei se cabe aqui fazer algum tipo de julgamento se isso é bom ou ruim. Acho que há tantas variáveis positivas e negativas envolvidas que fica um pouco complicado julgar esse comportamento.

Quando observei que muitos estavam olhando para suas pequenas telinhas, eu fiquei pensando sobre a situação paradoxal em que nos encontrávamos.

Veja, o ponto de ônibus é espaço (extremamente) público. É um local de aglomeração de pessoas. Porém, apesar de tão público, é muito individual também. As pessoas se fecham em seus mundos – como sempre fizeram, com ou sem celulares. Mas o celular evidencia esse evento porque fica físico: as pessoas entortam seus corpos e desviam seus olhares, colocando toda sua atenção a um artigo que é quase mais um membro de seu corpo, ficando alheio ao mundo à sua volta.

Não acho que tendo percebido isso eu vá começar a puxar assunto todo dia com pessoas no ponto de ônibus, mas talvez eu pare apenas para… observar mais.

One response to “Ilhas de individualismo

Leave a Reply

