A procura por combustíveis alternativos já vem de algumas décadas. Não somente de combustíveis alternativos, mas também sustentáveis.
Uma grande promessa é o ar. Estudiosos estão tentando encontrar maneiras de usar simplesmente ar para gerar energia. Usinas eólicas já são uma realidade. Grandes “moinhos” são instalados para captar toda a força dos ventos e transformá-la em energia elétrica para abastecer cidades.
O ar, contudo, pode ser aproveitado também para movimentar veículos. Por exemplo, na década de 70 foi patenteada no Brasil uma tecnologia para fazer trens movidos a ar. Aparentemente, a tecnologia ainda não se mostrou viável comercialmente.
Mais recentemente, ainda em 2013, foi apresentado um carro híbrido movido a ar. Ou seja, ao invés de ser alimentado por gasolina ou eletricidade, ele é movido por gasolina ou ar. Dessa forma, seu impacto ao meio ambiente é ainda menor, uma vez que a geração de eletricidade deixa mais residuais prejudiciais.
No entanto, ainda temos que esperar alguns anos até que modelos assim estejam nas ruas. Considerando, ainda, que sua potência pode não atingir a mesma que te veículos “tradicionais”.
Dessa forma, é muito bom ver avanços nesse âmbito. Estamos caminhando para um mundo mais sustentável. Mas parece que é um processo extremamente demorado. Será que conseguimos esperar?