Acesso à Internet

Para a maioria de nós, acessar a internet é algo normal de todos os dias, sem muitas dificuldades. Basta entrar no computador, clicar aqui e ali e digitar alguma coisa. Porém, essa realidade é completamente diferente para aqueles que sofrem de deficiências visuais.

São poucos os sites no mundo, e principalmente em países como o Brasil, que tem completo preparo para receber alguém que não possui uma visão plena (de daltônicos a cegos).

Para um usuário com alguma deficiência visual acessar um site, ele precisa transformar em som todas as informações que são visuais. Ou seja, cores, imagens, textos, enfim, toda e qualquer coisa que requeira a visão. Para realizar essa transformação, ele precisa utilizar softwares que traduzam com perfeição o que está na tela.

No entanto, os softwares não fazem o trabalho inteiro sozinho. Os sites precisam de uma boa programação de HTML para permitir que essa leitura ocorra. Se eles não forem devidamente configurados e adaptados, não há como ter acesso à toda informação que está lá dentro.

Isso significa que milhões de pessoas do mundo estão sendo excluídas da internet – que é, atualmente, o meio que permite ter acesso à maior quantidade de conhecimento e informação possível – mesmo que já haja soluções para contornar os problemas de visão.

Felizmente, é percebido um esforço cada vez maior de grandes instituições e corporações para que os sites sejam melhor adaptador e que softwares sejam mais eficientes. Por conta disso, espera-se que logo esse problema seja amenizado e o acesso a quem ainda não tem seja garantido.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s