Mudança

Encontrei com um amigo de longa data outro dia e no meio de muita conversa ele me contou que havia mudado de casa e abandonado o carro. Eu o parabenizei e tentei entender um pouco melhor por que ele tomou essa decisão.

Segundo ele, ele sempre quis depender unicamente de transporte público. Enfrentar o trânsito no carro é muito estressante, além de aumentar o próprio trânsito. Ele também argumentou que os gastos com o carro são melhor utilizados de outra maneira. Concordei.

De qualquer maneira, ele me contou que não foi fácil por conta de costume. Quando ele disse isso, eu conclui que fazia muito sentido. Eu, por exemplo, estou completamente acostumado a não depender de um carro para me locomover. É uma preocupação que eu simplesmente não tenho.

Ele, por outro lado, já tinha toda uma vida construída em como administrá-la sabendo que tinha um carro. Todo seu dia-a-dia era pautado dessa forma. Por conta disso, ele afirmou que mesmo querendo há um certo tempo se livrar do carro, ele teve certa resistência, porque teria que mudar completamente suas dinâmicas.

Consigo concluir, portanto, que esse é um problema para diversas pessoas no Brasil e no mundo. Mesmo com as melhoras do transporte público, existe certa resistência em abandonar o uso (ao menos diário) do carro pelo simples motivo de costume.

Bom, se serve de exemplo, ao final da conversa, ele disse que está completamente adaptado e que não sente falta nenhuma do carro. Por sinal, toda essa conversa que nós tivemos ocorreu, justamente, em um ônibus.

One response to “Mudança

  1. eu gostaria de estar pedindo a quem de direito que tivesse mais compaixao dos idosos para que seja colocada em todas as linhas onibos baixo pq nos sofremos muito com os degraus dos onibos.

    Like

Leave a Reply

