Percepções metroviárias

Eu ando bastante de metrô, estou em um neste momento que escrevo até. Não tenho carro e minha casa e trabalho ficam perto de estações. Aí já viu, né?

Alguns anos atrás quando colocaram televisão no ônibus confesso que achei estranhíssimo. Eu pensava o que passaria ali e qual a relevância daquelas coisas pros passageiros. E outra, se o ônibus está cheio, como que todo mundo vai ver?

Sabe que uma das linhas de metrô que eu pego com frequência tem TV no metrô e uma coisa que eu acho bacana desse conteúdo dela são enquetes que a pessoa responde por SMS, tem perguntas do tipo:

‘A vitória do Brasil na Copa das Confederações mostra que a seleção está preparada para a Copa do Mundo?’

1) Sim, com certeza! – Envie um SMS para 16XXX

2) Não, ainda há muito a se fazer – Envie um SMS para 16XXX

ou

‘Você acha que os protestos que acontecem no Brasil são legítimos?’

1) Não. Não tem porque sair as ruas para pedir mudanças. – Envie um SMS para 16XXX

2) Sim. Temos que fazer o possível para melhorar nosso país. – Envie um SMS para 16XXX

E um tempo depois aparece na tela o resultado em porcentagens.

Confesso que nunca mandei uma resposta e nunca notei se alguém leu aquilo e na hora pegou o celular e respondeu, mas fico curiosa, será que as pessoas participam mesmo? E como é a auditoria dessa votação? Ok que não é nada muito dramática essa votação, mas tenho essa curiosidade. Se um dia eu responder uma das enquetes eu venho contar aqui também.

Mas sabe que eu acho isso muito legal, pois dá pra saber se a televisão impacta o público efetivamente. Afinal, quando estamos no caminho pro nosso destino, seja no ônibus ou no metrô, nossa cabeça está em outros mil lugares que não no vagão do trem e as pessoas em sua maioria ficam mergulhadas nos celulares vendo fotos, redes sociais, conversando com amigos…

As enquetes são uma forma de fazer as pessoas saírem dali, pensarem em uma coisa diferente e interagirem, não só ficar como espectador. As pessoas respondem e ficam na expectativa de ver qual foi a resposta mais escolhida, sabe?

Bem boa essa forma que eles encontraram de integrar a comunicação da TV do metrô com o mobile, né?

Ah, queria saber quantas respostas eles recebem. Em uma das enquetes já vi um resultado de 100% para uma das respostas e aí me veio a ideia que uma única pessoa pudesse ter respondido. Bom já foi muito pensamento pra uma viagem só de metrô. Já cheguei à minha estação e aquela senhora sentadinha está entortando o pescoço de curiosidade para conseguir ver a telinha da televisão no alto, igual eu imaginei que podia acontecer na televisão do ônibus.

Leave a Reply

