Evolução social

Segundo dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2010, mais de 45,6 milhões de brasileiros declaram ter alguma deficiência, ou seja, quase 24% da população brasileira. É uma parcela significativa, desses 24% gostaria de falar sobre as pessoas com mobilidade reduzida.

Hoje enquanto estava pegando um ônibus vi algo que me fez refletir sobre essa questão, inicialmente pensei que hoje vemos mais pessoas em cadeiras de rodas pegando ônibus e transitando pelas ruas e isso me deixou otimista. Acredito que o aumento da conscientização de que são imprescindíveis medidas para facilitar a mobilidade a todas as pessoas, tenha aumentado o número de ações efetivas em relação a esta questão. É claro que há uma legislação própria que garante esses direitos, mas saber que a consciência coletiva está evoluindo é um ponto muito positivo.

Digo isso porque havia uma pessoa na cadeira de rodas esperando o ônibus, assim que ele chegou então o motorista se preparou para ajudar no embarque. Devido à parada um pouco mais longa algum passageiro reclamou e foi prontamente repreendido pelo motorista e outros passageiros. É importante termos ações de cidadania deste gênero, pois assim, a sociedade fica cada vez mais, de fato, inclusiva.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s