Transporte Fluvial no Brasil

O Brasil tem um território generoso em muitos sentidos. Possui uma geografia que possibilita o desenvolvimento de muitos meios de transporte, dentre eles, o transporte fluvial. Além de possuir uma topologia favorável e rios caudalosos, o Brasil tem também um vasto litoral, o que seria uma ótima oportunidade de interligação entre o transporte fluvial e o transporte marítimo.

Segundo levantamento oficial da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) o Brasil possui mais de 20 mil quilômetros de vias economicamente navegadas, que são vias onde há algum registro de utilização por empresa brasileira de navegação na prestação dos serviços de transporte de cargas e passageiros. Esses 20 mil quilômetros navegados representam 49,9% da malha total, cujo maior destaque fica com a bacia Solimões-Amazonas, que possui 16,8 mil quilômetros de vias navegadas, correspondendo a 80% do todo.

Este dado indica que o Brasil possui um potencial ainda grande para o aperfeiçoamento da tecnologia fluvial, pois é um transporte mais econômico e menos poluente.

Na região Sudeste este tipo de transporte não é habitual, mas na região Norte do país, é um importante meio de mobilidade, cerca de 13,6 milhões de passageiros o utilizam a cada ano. Segundo o estudo “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica”, divulgado pela Antaq, 81% das instalações apresentam baixo padrão de qualidade.

O transporte fluvial é uma das formas de mobilidade alternativa que apresenta potencialidade de ser otimizada para o melhor desenvolvimento e integração de toda a malha de transportes do país.

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