Faixas exclusivas deixam os ônibus mais rápidos em São Paulo | The City Fix Brasil

Recentemente em São Paulo, foram implantadas faixas exclusivas de ônibus como uma iniciativa de priorização do transporte público. A seguinte reflexão desperta para a melhoria do trânsito advindo com esta medida, mas também destaca que esse fato não influencia diretamente na opção das pessoas pelo transporte público, veja na íntegra esta importante reportagem:

Motorização pode dobrar até 2050 se medidas não forem tomadas. (Foto: Flickr/epSos.de)

Motorização pode dobrar até 2050 se medidas não forem tomadas. (Foto: Flickr/epSos.de)

Neste ano, São Paulo já implementou 100 km de faixas exclusivas para ônibus na cidade. O resultado é que a velocidade dos coletivos nesses locais praticamente dobrou. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, que percorreu de ônibus e de carro um trajeto de 23 km entre o Terminal Capelinha, no sul da cidade, e a Praça da Sé, o ônibus foi meia hora mais rápido.

Os avanços, porém, parecem ainda insuficientes para fazer com que os motoristas trancados no trânsito decidam trocar de lado. Uma pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) concluiu que a melhora do transporte coletivo não determina a escolha das pessoas por esse meio de transporte. Os pesquisadores Rodrigo Moita e Carlos Eduardo Lopes desenvolveram um algoritmo para simular o padrão de escolha da população, considerando fatores como renda, fluxo de passageiros e rota a ser percorrida. A conclusão a que eles chegaram é que, para que os motoristas migrem para o transporte coletivo, é preciso tornar mais caro andar de carro. Segundo a pesquisa, um pedágio urbano de um real diminuiria o trânsito em 6%.

De qualquer forma, as mudanças trazidas pelas faixas exclusivas são visíveis. No trecho da Avenida 23 de Maio, a faixa exclusiva já colocou o ônibus à frente dos carros. No período da manhã,a velocidade média passou de 15 km/h para 24 km/h (aumento de 58%), e durante a tarde, passou de 17 km/h para 22,5 km/h (30%). Nos mesmos horários, a velocidade média dos carros é de 22 km/h e 18,5 km/h, respectivamente.

A meta é chegar a 220 km de vias exclusivas para o transporte coletivo até o fim do ano. Nesta matéria do G1, você pode ver uma tabela com a localização e horário de funcionamento de todas as faixas criadas até aqui.O Brasil ainda dá os primeiros passos na qualificação da mobilidade urbana de suas cidades, e, nesse cenário, a priorização do transporte coletivo e o investimento no setor é o principal caminho. Para isso acontecer, o transporte coletivo não pode ser apenas uma opção, deve ser a melhor opção

Fonte: O Estado de S. Paulo

Fonte: The City Fix Brasil

Advertisements

One response to “Faixas exclusivas deixam os ônibus mais rápidos em São Paulo | The City Fix Brasil

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s