Tráfego na Índia

india

 

Quando pensamos em trânsito e em situações caóticas de mobilidade no nosso dia-a-dia, sempre nos vem à mente uma referência mundial de tráfego urbano diferenciado, a Índia. É sabido que o trânsito indiano segue uma lógica totalmente única e, por incrível que pareça, efetiva.

Além dos veículos mais tradicionais, a frota é composta também por elefantes, vacas, macacos, riquixás, tuc-tucs, etc. Tudo trafegando por cruzamentos “bagunçados” para um olhar desacostumado. A Índia possui uma enorme população, e seu trânsito é intenso não somente nas grandes metrópoles como Mumbai e Délhi, mas também em suas cidades de médio porte. A grande densidade populacional nas cidades é um fator que agrava a questão da mobilidade, grandes contingentes se locomovendo sempre trazem problemas de trânsito.

A falta de infraestrutura no trânsito, como calçadas, não delimita o espaço exclusivo para a locomoção, o que torna a movimentação mais desordenada.  As características físicas do espaço e dos seus componentes despertam comportamentos próprios que regem a ordem deste tipo de trânsito. Os condutores estão sempre atentos, dirigindo em direção defensiva, e a buzina é necessária para sinalizar aos outros motoristas os seus movimentos. A lógica que abarca é simples e muito consciente: quem está em posição mais favorável para se movimentar tem prioridade em fazê-lo. Esse posicionamento consciente em relação aos demais e instinto cooperativo são fatores fundamentais para a organização e dinamização do trânsito indiano. São posturas que podem nos inspirar a termos atitudes mais generosas nas ruas e um trânsito mais ordenado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s