Faixas para pedestres

Eu particularmente sempre me atento nas questões envolvidas à faixa de pedestres e nas condições de algumas vias para travessia dos transeuntes: há lugares em que não há semáforos que são impossíveis de atravessar e outros que os semáforos são um grande aliado.

Gosto de observar a questão entre os pedestres e a faixa de pedestres. Observo que antes a presença dela era muito mais ignorada do que é hoje, sinto que a conscientização da sua importância aumenta muito entre as pessoas que tem que atravessar a rua. O hábito mudou, já vemos pessoas andando um pouco mais para poder atravessar na faixa.

Os motoristas eu acredito não estarem tão alinhados nesta questão como os pedestres, ainda é bastante comum vermos carros parando em cima da faixa. Essa reflexão toda começou quando li uma reportagem muito interessante sobre o mecanismo daqueles botões que apertamos para que o semáforo feche e possamos fazer a travessia: quando acionamos o botão acontece uma reprogramação que possibilita que o semáforo feche, para isso todos os sinais do entorno também são reprogramados e até que todo esse ciclo de reprogramações seja completo o semáforo não fica vermelho para os carros, quanto mais tempo o sinal permaneceu verde mais rápido ele atende ao apertar o botão.

É muito importante o repeito a faixas por todas as pessoas que transitam pela cidade, tanto pedestres, quanto motoristas e bicicletas, esta é uma área de prioridade para o elo mais frágil deste sistema: as pessoas à pé, é o lugar em que elas podem atravessar em segurança e cada vez mais tem sua função respeitada no universo do trânsito.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s