Estacionamentos para bicicletas.

Há uma lei na cidade de São Paulo que entrou em vigor no final de 2012 que obriga todos os estacionamentos a terem uma área especialmente reservada para bicicletas. Esta mesma lei abarca também o estacionamento de veículos para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e motocicletas. Nas cidades grandes onde há uma enorme quantidade de carros em excesso e não somente o trânsito, mas também o estacionamento se torna um problema, tais leis se tornam necessárias.

A inclusão de bicicletas no trânsito gera muitas reflexões a fim de se chegar a uma convivência harmônica com outros veículos já tradicionais. A cerca deste tema uma interessante inovação criada no Japão ocorreu para solucionar um problema que para eles é mais relevante: a falta de espaço físico. Nesse país oriental caracterizado por soluções tecnológicas a criação de um estacionamento subterrâneo para bicicletas vem, de forma semelhante, busca solucionar o problema de estacionamento de bicicletas.

O sistema deste estacionamento subterrâneo comporta mais de 200 bicicletas e permite que o usuário o utilize com bastante rapidez e agilidade. A identificação é feita por meio de chips que são relacionados com um cartão que permanece com o usuário que leva, em média, 13 segundos para ter sua bicicleta de volta ao solo. Esses estacionamentos verticais possuem 12 metros de profundidade e são resistentes a terremotos.

estacionamentos bicicletas

 

Ambas as medidas, no Brasil e no Japão, são semelhantes como forma de buscar medidas de acomodar as bicicletas no tráfego urbano. Os ciclistas são parte fundamental no trânsito, e serão cada vez mais importantes neste sistema, incorporá-las de uma forma consciente não somente nos estacionamentos mas também nos fluxos é um desafio a ser superado.

tokio

 

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