Linhas ferroviárias

Quando falamos de trens de ferro para transporte de longas distâncias de passageiros logo nos vem à cabeça a imagem nostálgica das velhas maria fumaça. O Brasil tem grande potencial para o desenvolvimento da malha ferroviária, mas atualmente o transporte de passageiros é mais restrito a rotas urbanas e turísticas, em detrimento da utilização para viagens. Atualmente as rotas ferroviárias são utilizadas, sobretudo, para transporte de cargas.

No Brasil a malha ferroviária possui 30.051 Km de extensão, incluindo os trens urbanos, mas mesmo assim, enquanto o transporte rodoviário transporta 131.561.738 passageiros, o transporte ferroviário de longa distância transporta apenas 1.308.329. Esses números denotam uma grande oportunidade do incremento do transporte ferroviário para longas distâncias. Desde 1945, o crescimento do transporte ferroviário de passageiros se deve, primordialmente, aos trens urbanos e suburbanos.

Segundo o último levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte) o transporte ferroviário de cargas cresceu 2,8%. Os principais produtos transportados pelas nossas ferrovias são minério de ferro, soja e milho, correspondendo a 73,9%, 5,18% e 3,79%, respectivamente, totalizando 301,4 bilhões de TKU (tonelada por quilômetro útil) em 2012. 

O Brasil sendo um país com grande potencialidade de desenvolvimento desse tipo de transporte, é fundamental que haja incentivo para incremento não somente do transporte de cargas, mas também sobre o transporte de passageiros.trem

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