Festival Mundial de Ecomobilidade

Falamos sobre o Dia Mundial Sem Carro que aconteceu na semana passada. Uma iniciativa muito interessante que visa simular como seria nossa locomoção sem carros, é um laboratório que tem como objetivo dar margens para o surgimento de novas soluções de transportes.

Agora vamos imaginar o Dia Mundial Sem Carro sendo ampliado, é o que está acontecendo na cidade sul-coreana de Suwon, onde está ocorrendo o Festival Mundial de Ecomobilidade. É uma ação ousada: durante um mês inteiro os moradores de um bairro não podem utilizar carros.

A despeito de uma cultura primordialmente pró-automóvel, esse festival tem como objetivo conscientizar as pessoas da necessidade de novos hábitos de mobilidade. O festival oferece diversos eventos como exposições, shows e congressos. Junto deste evento, outras medidas estruturais também estão sendo tomadas. A fim de facilitar essa mudança, estão fazendo melhorias urbanísticas e de acessibilidade como calçadas mais largas e outras medidas que priorizam o pedestre.

Além disso, durante este período as pessoas são estimuladas a conhecerem e experimentarem veículos inovadores não motorizados para promover a mobilidade sustentável. Neste período também foi criada a Declaração da Juventude Sobre a Ecomobilidade que prevê que a mobilidade sendo feita de forma mais consciente vai melhorar o bem estar da população.

Essa ideia inovadora com certeza é uma amostra de como é possível, com boa vontade e políticas adequadas, mudarmos hábitos para otimizarmos a complexa questão da mobilidade, que necessita de medidas complementares também complexas para tornar uma mudança viável. Toda ação nesse sentido é louvável e o exemplo que esse bairro está dando para o mundo todo merece todos os créditos e holofotes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s