Pedal Social

A questão da mobilidade traz à tona questões muito complexas, pois suas características estão diretamente relacionadas com a sociedade e seu modo de vida. Por essa razão que suas inovações e soluções possuem tantas variáveis que são de difícil articulação. Quando uma mudança em transportes é feita ela transforma muito a vida das pessoas que estão envolvidas e, quando feita de forma eficiente, traz inúmeros benefícios para quem é atingido, como é o caso do projeto Pedal Social que promove o empréstimo de bicicletas para as pessoas de baixa renda.

Este projeto se iniciou com um estudo informal a partir de dados do IBGE que apontam que há um número muito considerável de brasileiros de baixa renda que residem nas áreas periféricas e encontram dificuldades para se locomover, por exemplo, para irem ao trabalho que na maioria das vezes se localiza no centro das cidades. O Pedal Social foi elaborado pelo Instituto Mobilidade Verde e realizou um projeto piloto para avaliar sua visibilidade no centro da cidade de São Paulo, oferecendo uma opção de transporte gratuito para a população carente para os movimentos pendulares.

O objetivo do projeto é oferecer “transporte acessível e sustentável para inclusão social”, além de oferecer um transporte gratuito e de baixo custo de manutenção, o projeto incentiva o uso deste meio de transporte não poluente. O empréstimo da bicicleta é gratuito e alimentado por doações de bicicletas por pessoas que queiram colaborar com o projeto.

Esta é uma iniciativa que traz uma boa solução para o problema de mobilidade de parcela significativa da população e além de tudo destaca como a bicicleta pode ser não somente uma opção de locomoção, mas um instrumento de mudanças sociais.

pedal social

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s