É proibido ter carro! | The City Fix Brasil

Já conseguiu imaginar uma cidade inteira que não utiliza carros? Pois sim, existe! Uma cidade no estado do Michigan, nos Estados Unidos, já completa 115 anos sem usar carros! E não precisamos ir tão longe, aqui no Brasil também temos um exemplo: a cidade de Afuá. Ficou curioso? Leia abaixo, na íntegra:

Se você acha difícil imaginar uma cidade sem carros hoje em dia, está na hora de conhecer Mackinac Island, no estado de Michigan, nos Estados Unidos, e a brasileira e paraense Afuá.

Mackinac Island

Logo que os primeiros carros apareceram na região, os moradores decidiram eliminar o barulho e a fumaça emitidos pelos veículos. Assim, em 6 de janeiro de 1898, foi assinada a lei que  proibia “o trânsito de carruagens sem cavalos” nos limites de Mackinac. Já são 115 anos sem carros.

mackinac1

Mackinac Island

Atualizações da lei foram feitas desde então, e as bicicletas se tornaram o principal meio de transporte da população. A cidade tem apenas 500 habitantes, mas em alta temporada chega a contar até 15 mil pessoas – visitantes em busca de simplicidade e calmaria. E como principal atração turística essas pessoas encontram a rodovia da cidade, de 14 km, onde circulam bicicletas e carruagens. Sem estacionamentos ou postos de gasolina, durante o trajeto é possível curtir a vista do litoral.

Por segurança, ou para atender a emergências, por exemplo, há alguns carros na cidade, mas todos da prefeitura, e é raro vê-los circulando.

mackinac2

Afuá

A Mackinac brasileira é a cidade de Afuá, no Pará, que proibiu o trânsito de carros e motos. A proibição se deve ao fato de a cidade ter sido erguida sobre plataformas de madeira, a fim de evitar a inundação pelas cheias dos três rios que a cercam.

veneza-amazônica

Apelidada de Veneza marajoara (a cidade está localizada no noroeste da Ilha de Marajó), Afuá também tem na bicicleta o principal meio de transporte. À exceção dos bebês, cada um dos 35 mil habitantes tem sua bike.

E variações também são permitidas. Veja o modelo abaixo, por exemplo, um bicitáxi feito a partir de duas bicicletas e que tem aparelho de som e DVD e tela de vídeo.

(Foto: Laura Brentano)

(Foto: Laura Brentano)

Fotos: Wikimedia Commons

Fontes: Planeta Sustentável, G1

Fonte: The City Fix Brasil

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s