Vagões para solteiros.

Já falamos aqui em nosso blog sobre a possibilidade da implementação de vagões especiais para solteiros na cidade de Praga, pois agora esse projeto será mesmo colocado em prática: haverá vagões de trem destinados às pessoas que buscam paquerar, isso mesmo, em horários que não sejam os de pico serão separados vagões especiais para quem queria arranjar um namorado ou conhecer uma pessoa especial.

A primeira coisa que pensei é que esta é uma ideia ousada e polêmica e que certamente daria espaço para opiniões favoráveis e controversas. Mas o que me chamou mais atenção foi o argumento que justifica tal ação: seu principal objetivo é destacar aos usuários as atividades que podem ser executadas em transportes coletivos que não podem ser realizadas quando se anda de carro por aí.

Toda atitude que incentive e divulgue o transporte público é muito válida. Na minha opinião, o transporte coletivo de fato reflete um comportamento da sociedade, por isso é tão difícil converter usuários de carros a usarem os transportes públicos, porque no hábito de utilizar um transporte ou outro estão embutidas muitas realidades diferentes e a conscientização de que utilizar ônibus, metrôs e trens é a melhor opção pode demorar a ser disseminada.

A essência dos transportes públicos já nos diz muito, eles são coletivos, no melhor sentido da palavra, eles estimulam inconscientemente a convivência social, podem ser palco de gentilezas, de uma conversa despretensiosa, de um pequeno diálogo que seja, mas de qualquer forma geram interação. É muito válida tanto a atitude de tentar aumentar o contingente de pessoas que priorizam outros tipos de transporte que não sejam o carro, como também de salientar esse viés social que os transportes podem adquirir.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s