Chuvas de verão

As formas de mobilidade nada mais são do que reflexos do modo de vida de cada lugar. Uma localidade tem suas próprias características e as formas de locomoção se adaptam a essas características para oferecer à população que mora neste lugar as formas mais adequadas de meios de transporte.

Cada localidade possui suas particularidades próprias e permanentes, mas há também características que são variáveis de acordo com o clima e época do ano. Por exemplo, em países com grande amplitude térmica, quando as temperaturas baixam drasticamente e a neve chega, as pessoas tem que se adaptar para a locomoção na neve. Outro exemplo são as regiões ribeirinhas, quando chega o período de cheias os moradores precisam se adaptar à situação.

Quando essas circunstâncias são atípicas é mais difícil mapear, prever e se preparar, porém a maioria dessas mudanças climáticas que interferem na mobilidade são cíclicas, ou seja, cada época do ano tem suas características climáticas, já sabendo como será cada estação, estamos preparados para recebê-la sem maior impacto em nossa mobilidade.

Digo isso, pois estamos chegando ao verão, que sabemos se tratar de um período em que as chuvas são mais recorrentes e que interferem em grande medida em nossa mobilidade.  As populações das grandes cidades encontram dificuldades ainda maiores em relação a essa problemática, pois dificulta o trânsito, deixando-o mais lento e todos os tipos de transportes ficam comprometidos.

Sabendo de todas essas implicações, há formas de minimizarmos os transtornos nessa época do ano, o que é muito importante. Em todo caso quando fazemos nossa parte melhoramos o fluxo das coisas. Mas também vale, sabendo da situação das ruas, nos abstrairmos do stress. A chuva e o trânsito nos horários de rush estarão lá, mas ao invés de reclamarmos da chuva podemos nos preparar colocando roupas e sapatos mais adequados e tentando circular em horários de menor movimentação. Temos que lidar com as chuvas de verão sem tanta resistência, elas virão, invariavelmente, resta-nos reclamar, ou nos jogarmos nela!

qe

Advertisements

One response to “Chuvas de verão

  1. Pingback: Aumento de tráfego | Mobilidade Humana·

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s