Caminhada

Para mim a forma mais interessante de se locomover em qualquer lugar, seja cidade grande ou campo ou qualquer outro ambiente, é caminhando. Digo isso porque essa é a maneira mais interessante de conhecer o trajeto pelo qual está se passando, assim como as pessoas e todos os lugares que encontramos no caminho. Sempre quando tenho a opção prefiro ir a pé. Quando caminho, reparo mais nas construções, nos carros, que muitas vezes andam mais devagar que eu, e nas pessoas, como se comportam, com quem andam e tudo mais.

Isto tudo porque quando estamos de ônibus, carro ou trem, temos um olhar muito mais viciado, tendemos a não olhar com curiosidade ao nosso redor, tudo se torna mais mecânico. Quando caminhamos também é uma forma mais genuína de interagir com o mundo que está ao nosso redor. É uma forma de sentirmos nossa cidade como ela realmente é, sentir-se realmente um componente desse sistema maior e ver como esse grande organismo pulsa, reparando na importância de cada elemento.

Caminhar também é um ótimo momento para refletir. Sempre enquanto caminho penso na vida, em possibilidades e decisões, tudo isso mesclado com os acontecimentos cotidianos que ocorrem ao nosso redor. A caminhada para mim, é mais confortável do que a chegada, o destino em si. Essa “travessia” é um momento com meu interior em que o fato de estar atravessando entre dois lugares me dá a liberdade de parar, reparar e pensar em tudo o que às vezes escapa, quando estamos alheios nos problemas do dia-a-dia.

Leave a Reply

