Calçadas para todos

A conservação e manutenção das calçadas das ruas, para quem não sabe, é atribuição e responsabilidade do dono do imóvel onde ela está localizada. Parte muito importante na travessia de todos os pedestres as calçadas, passeios ou sarjetas como são chamadas, devem trazer segurança e oferecer condições adequadas para as pessoas em todas as condições. Os transeuntes podem ser idosos, pessoas com dificuldade de mobilidade ou até mesmo pessoas comuns, mas que possam tropeçar em buracos e imperfeições das vias.

Mas é difícil incutir nas pessoas a noção da necessidade de que cada um faça a sua parte para manter as calçadas em condições adequadas, mais difícil ainda é a conscientização de que as calçadas se tornam ainda mais eficientes se houver uma padronização entre elas.

A partir desta necessidade que foi criado um projeto chamado “Calçadas para todos” em Londrina, no Estado do Paraná, que busca uniformizar as calçadas com condições e medidas que sejam confortáveis e seguras para todas as pessoas que precisam passar. A iniciativa foi idealizada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina, mas toda a definição de sua operacionalização foi discutida em conjunto por representantes da população e entidades que defendem o direito das pessoas com dificuldades de locomoção.

Então, posteriormente à sensibilização da sociedade, todas as novas diretrizes foram compiladas em uma cartilha que foi inclusive adotada por outras cidades. Esta ação, além de reverter em benefícios para os cidadãos, aumentou o comércio da região em 30% após a implantação dessas mudanças, pois a maior largura das calçadas possibilitou a melhor visualização das vitrines.

Em São Paulo também existe um projeto muito interessante que visa melhorar a qualidade das calçadas, são os Guardiões das Calçadas: é uma iniciativa colaborativa em que são sinalizados os locais com calçadas em piores condições para a busca de melhorias.

Muitas vezes as questões referentes à mobilidade são levadas de forma paliativa, sem que haja uma discussão efetiva de todas as partes envolvidas. Esse exemplo da calçada para todos nos mostra que quando soluções são geradas a partir de reflexões em conjunto são alcançados resultados inesperados.

Calçadas

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s