‘Ecomoto’ tem quadro de bambu e motor movido a ar comprimido | Via Portal EcoDesenvolvimento

Quando achamos que todas as inovações em nome da sustentabilidade e eficiência energética já foram inventadas sempre aparece algo novo que surpreende nossas expectativas.

Veja na postagem abaixo do nosso parceiro, o portal EcoDesenvolvimento, uma invenção bem diferenciada: uma moto confeccionada em bambu e um motor que utiliza ar comprimido como combustível. Já imaginou unir toda a praticidade da motocicleta com a qualidade de um meio de transporte sustentável? Leia abaixo na íntegra:

O projeto faz parte de um trabalho de Universidade Fotos: Divulgação

 

Concebido em torno do EngineAir Austrália, um conceito de motor rotativo movido a ar comprimido, um projeto de scooter que pode utilizar energias renováveis para funcionar foi criado pelo estudante de desenho industrial Darby Bicheno. Batizada de EcoMoto, a novidade nasceu durante o terceiro ano do aluno na Universidade RMIT, em Melbourne, Austrália.

Usando um motor que tem demonstrado ser capaz de alimentar um dirtbike (motocicleta leve projetada para uso em superfícies ásperas, tais como estradas de terra ou trilhas), Bicheno conseguiu dar um toque de ecologia e utilidade no protótipo de sua scooter, que não precisa de gasolina para funcionar​.

“Meu foco principal no projeto é o de oferecer soluções ambientalmente conscientes para problemas. Ao equipar uma scooter com um motor alimentado por ar, no entanto, resolveria todas as questões de emissões de gases, que ainda desempenham um grande papel na poluição urbana, contribuindo especialmente para as fumaças e o mau cheiro”, afirma o estudante na parte escrita de seu projeto.

Bicheno explica ainda como seria viável o recarregamento da motocicleta: “Postos de gasolina em todo o mundo já têm condições de serem adaptados para compartimentos de ar em seus tanques subterrâneos.”

Além de todos esses benefícios ofertados pelo conceito do motor, o estudante não economizou na hora de pensar no design da scooter: ele preferiu usar bambu pressionado a vapor, que propicia uma estética diversificada, além de substituir o plástico.

Apesar de o projeto ainda não ter saído do papel, Darby Bicheno se mostra entusiasmado com a repercussão de sua criação, e revela em uma rede social que agora só precisa “descobrir o que fazer nos próximos quatro meses”. Será que o projeto vira uma realidade?

Ficou curioso? 

– Conheça todo o projeto na íntegra, em inglês (PDF) –

O link do post é este aqui:

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/novembro/corpo-de-bambu-e-motor-movido-a-ar-comprimido-dao?tag=ecodesign

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s