Do leitor: Novos caminhos

Um texto muito lindo enviado para nós pela leitora Ana Carolina de São Paulo. Uma visão super interessante dos caminhos da cidade e como as formas como vemos o local onde moramos podem influenciar nosso modo de vida!  Uma visão muito sensível e interessante que contribui muito para a riqueza do nosso blog. Você também pode colaborar com nosso blog, basta enviar seu texto ou reflexão para o e-mail: sbctransoficial@gmail.com.

Leia o texto na íntegra:

Eu nunca me incomodei em não andar de carro.

Uso ônibus, metrô e trem sempre.

Menos de dois meses atrás eu mudei de endereço. Moro perto de uma estação de metrô e um terminal de ônibus. Gosto muito disso! Só de pegar metrô consigo chegar do outro lado da cidade em uns 40 minutos na hora do rush e, em uma hora estou em qualquer parte da cidade se entrar em um dos ônibus do terminal.

Uma coisa que eu gosto mais ainda sobre esse meu novo caminho é que entre as estações de metrô que moro e a anterior, há um buraco.

Explico, essa parte do metrô é subterrânea e apenas entre essas duas estações há um vão de uns… 5 segundos, em que saímos do fundo da terra e vemos o céu, os carros, árvores… quem não conhece a região se surpreende com o vão. Juro pra vocês que quando passo lá, sempre fico em dúvida se aproveito a vista ou se vejo a cara de alguma criança que fica boquiaberta com a vista repentina!

Gosto muito de horizontes e vistas bonitas. Por causa disso, topo até sair mais cedo de casa para sentar ao lado da janela do ônibus e aproveitar a vista… pode parecer bobeira, mas isso me alivia a mente e fico querendo conhecer mais a região, curiosa com alguma praça no meio do caminho ou uma rua de nome engraçado.

Confesso ser péssima geograficamente no sentido que me perco  muito, e os caminhos que conheço, só conheço por ter passado lá de ônibus, então é a partir do caminho que meu ônibus pega que eu busco saber ainda mais caminhos e explorar minha região.

Ainda mais agora que me mudei recentemente, preciso saber coisas do tipo, onde é o mercado mais próximo? Qual representante da prefeitura mais próximo de mim? Onde é a delegacia? Algum amigo mora próximo, como posso chegar lá? Qual o acesso às rodovias e estradas? Há algum parque próximo?

E essa curiosidade toda começou porque, um dia, eu fui uma criança passando por aquele vão do metrô e ficando de boca aberta com os caminhos que ele mostrava. :)

Leave a Reply

