Aeromóvel de Porto Alegre

Mobilidade Humana

 

Muito do deslocamento de um país é herança de como a matriz de transportes se desenvolveu e de como condições geográficas e energéticas influenciam nisto. O Brasil tem uma grande extensão territorial, por isso, tem uma potencialidade muito grande em questão de meios de transporte. Porém, devido a questões históricas e energéticas, o transporte no Brasil foi priorizando meios de transportes advindos de combustíveis fósseis em detrimento em rodovias.

De todas as inovações em mobilidade postas em prática no Brasil nos últimos anos, a que mais me impressionou pela sua viabilidade, inovação, vantagens e custo benefício foi o aeromóvel de Porto Alegre. Em questões tecnológicas, esse projeto não é algo inovador, seu projeto inicial foi criado há 31 anos. Desde sua implantação, foram feitas várias adaptações para a otimização do processo, características típicas da implantação de um projeto novo e ousado para o contexto atual. O projeto hoje é uma espécie de laboratório desse sistema que visa aumentar seu trajeto para o ano que vem. Seu combustível é ar, nada mais adequado para os tempos em que a sustentabilidade é uma preocupação primordial. Ele se locomove por meio de deslocamento de ar e é silencioso, ou seja, uma solução mais que ideal para grandes metrópoles.

O primeiro protótipo foi criado pelo engenheiro Oskar Coester em 1979. Segundo seu próprio inventor o maior trunfo dessa invenção é o conceito propriamente dito, pois é um transporte coletivo, sustentável, silencioso e de baixo custo operacional. Essa é uma grande riqueza em inovação para nosso país, pois toda a sua tecnologia e peças são 100% brasileiras o que nos desperta para o imenso potencial que temos para nos desenvolver nesse campo. É interessante olhar como uma invenção de 30 anos atrás ainda não teve sua expansão para outros lugares do Brasil, mas o mais interessante é ver que, invariavelmente estamos em um caminho sem volta, um caminho sem volta e dos bons, em que toda a tecnologia nascerá a fim de atender às nossas novas necessidades de transporte coletivo e sustentabilidade.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s